terça-feira, 20 de outubro de 2009

TTT> Os primeiros 100 dias determinam seu sucesso

-- Postado no site ToTheTop - www.tothetop.com.br --

Concordo que são muito importantes os primeiros 100 dias, ou primeiros 3 meses como prefiro pensar já que correspondem a 3 fechamentos e 1 quarter que são ciclos-chave na maior parte das empresas.
Acho que o profissional tem que ter a maturidade e tranquilidade para entender que durante a primeira semana ou até o primeiro mês ficará bastante perdido. Mas ao mesmo tempo tem que perceber uma evolução constante e já se sentir mais situado em 3 meses, nem que seja para ter um bom entendimento do que ainda não sabe e onde precisa focar para aprender mais.

O grande aprendizado que eu tive sobre este assunto é que os primeiros 3 meses são muito importantes, mas é apenas o começo, já enfrentei uma situação em que tive um início fantástico e achei que o jogo já estava ganho, e depois enfrentei muitas dificuldades ao longo de um ano. Hoje não tiro o olho da bola e considero o sucesso passado apenas mais uma etapa cumprida, e não a garantia de sucesso no futuro.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TTT> Como será o Brasil em 2030?

-- Postado no site ToTheTop - www.tothetop.com.br --

Gostaria de dar duas perspectivas na área de energia, mais precisamente no segmento de petróleo e gás.

O lado otimista é a exploração das reservas do pré-sal, vejo muita coisa sendo dita sobre este assunto, com exagero nas boas e más notícias, mas como profissional da área minha opinião é que a oportunidade é real. Os desafios técnicos existem mas não temos razão para acreditar que não serão resolvidos nos próximos 5 anos, sendo que já temos TLDs (Testes de longa duração) produzindo. A exploração é viável financeiramente com o barril entre 30 e 60 dólares dependendo da fonte, sendo que o petróleo está cotado a U$70 hoje com tendência de alta para os próximos anos. Existem projetos em andamento HOJE para a produção, por exemplo os 8 cascos de FPSOs no valor de US$ 4 bi cujo resultado do bid deve sair ainda este mês; e também projetos para refino do óleo que será produzido, empresas do setor estão vendendo milhões HOJE para os projetos da RNEST e COMPERJ. Acredito que o Brasil tem potencial e condições de dobrar a produção e refino e ser um player importante e exportador de petróleo em 2030.

Por outro lado ... A minha grande dúvida é qual será a importância do petróleo na matriz energética mundial no futuro, estamos num momento de muita instabilidade hoje, com mudanças de posição impensáveis no passado. Para exemplificar temos ambientalistas defendendo energia nuclear, os EUA (ou pelo menos o Obama) focados em fontes renováveis, céticos e defensores fervorosos do aquecimento global, questionamentos sobre se os biocombustíveis são tão verdes assim ao olharmos todo o ciclo de vida, novas fontes como a geotermal, etc. Creio que passaremos por um período de acomodação nos próximos 5 anos pelo menos antes de ter visibilidade de quais apostas tem mais probabilidade de ganhar.