terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Empreendedorismo na universidade !! ... em Oxford

Tenho um amigo fazendo MBA em Oxford que comentou sobre uma iniciativa bem interessante deles de estímulo ao empreendedorismo.

Reza a lenda que certa vez um grande empresário estava proferindo uma palestra sobre empreendorismo para os alunos do MBA. Em meio a apresentação foi desafiado por alguém da platéia a sair das palavras e partir para ação financiando as idéias promissoras dos estudantes. O fim da história diz que ele aceitou e aportou 500 mil libras, a universidade mais 500 e criaram um fundo de venture capital focado nos estudantes da instituição.

Não sei se a história é exatamente essa, mas o fato é que o fundo existe e está em pleno funcionamento, confira em http://www.sbs.ox.ac.uk/centres/entrepreneurship/venturecreation

Acho esta iniciativa fantástica, onde todos tem a ganhar:

- os alunos do MBA que fazem parte do comitê seletivo tem oportunidade de analisar inúmeras empresas, adquirindo uma experiência riquíssima que os qualifica para empreender no futuro ou mesmo montar seus proprios fundos;

- os candidatos selecionados não só ganham o financiamento deste fundo mas também a chancela de aprovação de Oxford, o que gera credibilidade junto a clientes, fornecedores e também outros potenciais parceiros capitalistas. É comum conseguirem levantar o dobro do que receberam do fundo;

- e naturalmente a universidade e o capitalista suportando o fundo também ganham, pois partindo do princípio que Oxford é um centro de excelência que atrai a nata dos executivos globalmente é de se esperar que o retorno sobre investimento de um fundo gerido por eles seja bem interessante.

Sei que no Brasil temos várias iniciativas de financiamento a empreendedores na universidade, mas geralmente suportados pelo governo e bastante focados em pesquisa básica. Acredito que com a consolidação da estabilidade econômica e a grande expectativa de crescimento para o futuro, já é hora de começar a ter iniciativas semelhantes a de Oxford. Segundo outro amigo isso vai acontecer quando o juro real ficar abaixo de 4%, mais que isso não valeria o risco, vamos aguardar ...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O fim do petróleo

Geralmente nem leio artigos sobre o fim do petróleo, primeiro porque nunca concordo com posições alarmistas em geral, segundo porque sempre tem alguma teoria da conspiração envolvida que eu também abomino, e terceiro porque tenho algum conhecimento na área que me faz ter uma opinião formada de que isso não será um problema durante nossas carreiras (nem nossas vidas ...)

Mesmo com todos estes pré-conceitos resolvi ler o artigo da Anita McGahan, "Confronting the World’s Most Important Strategic Challenges:The End of Oil" e gostei muito!

Ela tem uma postura muito realista sobre o tema, mostrando com dados bem embasados que um eventual esgotamento do petróleo pode demorar até 100 anos. Ela aborda o problema do ponto de vista do planejamento estratégico e discorre sobre pontos de vista pouco usuais como o impacto na medicina e produção de alimentos.

O objetivo dela no artigo é "... to inspire the next generation of leaders to anticipate these challenges and to lead through them." No meu caso ela conseguiu!