quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TTT>Quem ganha quando um iPhone é vendido?

-- Postado no site ToTheTop - www.tothetop.com.br --

Eu acho que estamos colocando muita importância no fator cadeia de suprimento quando na verdade o que interessa mesmo é ter um bom produto, e digo produto em todas as suas dimensões: tecnologia, design, relevância para o consumidor, distribuição, preço, cadeia de suprimento, qualidade, assistência técnica, publicidade, lançamento de novas versões, etc. Com certeza é difícil acertar em tudo mas se o produto for excepcional em alguns critérios e não decepcionar na maioria teremos um sucesso.
Ex 1. Bombril: como pode uma categoria como palha de aço ser tão relevante na cabeça da consumidora ? Marketing excepcional e não decepciona no resto.
Ex 2. Hyundai, boa tecnologia e baixo preço leva a um excepcional custo-benefício, LG é o mesmo caso.

Eu sou um cético por natureza e questionei a princípio tanto o Iphone quanto o Kindle. Ao testar um Iphone pela primeira vez achei fantástico "Porque não pensaram nisso antes ? E custa só $399 ? Quero um !". Ao testar o Kindle até me surpreendi porque minha expectativa era muito baixa "É 10x melhor do que pensei, mas porque eu compraria ? Custa $399 ? Nem se fosse $99!". Não acho que o Kindle seja uma má idéia, é uma tecnologia ainda nova que pode melhorar muito e render bilhões no futuro, mas simplesmente ainda não chegou lá. Não é um bom produto no conceito amplo do termo.

Um último comentário sobre Iphone vs Kindle, se por um lado o primeiro criou uma necessidade nova, o que realmente não é fácil, o Kindle se propõe a uma tarefa muito mais difícil que é substituir um produto de sucesso com mais de 500 anos de mercado.

Um comentário:

  1. Parabéns, Gustavo!
    Com certeza essas informações serão muito úteis para jovens que iniciam carreira e para aqueles que estão no mercado, mas ainda um pouco encapsulados.
    Siga em frente.

    ResponderExcluir