quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Valorize seu currículo - parte 1



O primeiro passo para conseguir entrevistas de emprego é ter um ótimo currículo (CV, ou Curriculum Vitae, résumé, como preferir ...). Ele deve ser encarado como uma peça publicitária cujo objetivo é vender um produto, VOCÊ ! Funciona também como instrumento de planejamento de carreira, comparando seu CV atual com o que gostaria de ter é possível traçar um plano de desenvolvimento que vai te ajudar a atingir seus objetivos. Esta série de artigos traz orientações sobre como elaborar o melhor curriculum possível. Seguem as primeiras dicas:

1. Seja honesto. Ética é fundamental no mundo dos negócios, nunca em hipótese alguma use informações falsas. Se for descoberto, além de perder a vaga, ficará com a imagem manchada no mercado. Sem contar que pode passar por uma saia justa no futuro ao ser exigido em alguma habilidade que não tenha, como falar inglês numa reunião por exemplo.

2. Seja seletivo e valorize sua experiência. Note como são as campanhas de lançamento de apartamentos, se é caro não fala o preço, se é pequeno não fala o tamanho, se é longe não mostra o mapa. Em nenhum destes casos estão sendo anti-éticos, estão apenas valorizando as melhores características de seu produto para gerar interesse nos potenciais clientes. A decisão final de compra será tomada somente após uma visita onde todas as informações serão conhecidas, da mesma forma que uma oferta de emprego só surgirá após a entrevista onde você seguirá a regra #1 acima e responderá honestamente qualquer pergunta que surja. Ao descrever suas experiências profissionais não inclua detalhes desnecessários ou desfavoráveis, destaque os aprendizados mais importantes e sempre que possível cite nomes de empresas e instituições conhecidas no mercado. Alguns exemplos hipotéticos:

- Ficou 4 meses desempregado? Não precisa destacar isso. A melhor estratégia seria indicar a data de início e fim de suas ocupações com anos, em vez de dia/mês/ano (2002 a 2003, em vez de 1-Jan-02 a 15-Maio-03), desta forma não fica explícito se você ficou desalocado um período.

- Trabalhou numa pequena agência de publicidade desconhecida em Maceió ? Melhor destacar atuação numa campanha que tenha feito para a Petrobras do que para o maior supermercado da cidade, mesmo que a segunda tenha sido 10 vezes maior. Se a vaga pretendida for no Rio de Janeiro nem precisa citar no CV que a posição era em Maceió, a não ser que queira mostrar que conhece várias regiões do Brasil.

- Trabalhou num banco sem nenhum reporte direto, mas cuidava de um budget de R$ 100 milhões ? Destaque sua responsabilidade sobre um grande valor e caso supervisione indiretamente outras pessoas inclua esta informação para mostrar experiência em liderança.

3. Simplifique. O seu currículo não é uma biografia, não é necessário explicar em detalhes tudo que você já fez, deve-se fazer uma breve descrição da função e citar os resultados mais significativos. Cuidado para não usar termos e siglas que ninguém entende fora da sua empresa, use a linguagem de mercado. Algumas empresas adoram batizar seus departamentos com nomes como "Gestão de Gente" e "Desenvolvimento de Negócios de Clientes", porém o que as pessoas no mundo real entendem mesmo é "Recursos Humanos" e "Vendas". Para tirar a dúvida pergunte para alguém de outro segmento da indústria se entende seu currículo. Consolide informações similares, o importante é passar a mensagem principal, maiores esclarecimentos serão feitos na entrevista. Por exemplo se você foi analista de marketing para cartões de crédito pessoais e depois de 6 meses acumulou também cartões corporativos não precisa tratar como duas funções, escreva que ficou 1 ano como analista de marketing de cartões de crédito.

4. Atualize seu CV pelo menos a cada 6 meses, sem exceções! E de preferência com versões em português e inglês (dica: o tradutor do Google é gratuito e surpreendentemente bom). Reveja todas as seções, reescreva as descrições para que fiquem mais claras e concisas, acrescente suas novas responsabilidades e resultados. Se não tiver muito o que mudar a cada 6 meses, atenção!, pode ser que você não esteja evoluindo.

No próximo artigo tratarei sobre como escrever o seu curriculum na prática, abordando formatos, seções, modelos, etc. Se quiser minha opinião sobre seu CV deixe um comentário com seus dados e terei prazer em ajudar.


Colaborou Renato Pinto

8 comentários:

  1. Por favor me chamo Edson, sou Zootecnista uma profissão que sempre sonhei e tinha a certeza que iria ser uma ótima profissão, mas pelo jeito ainda não deu o bum.Uma área com poucas vagas e por consequência hiper disputada, fiz desde o colégio técnico depois zootecnia uma especialização e mestrado mas estou desempregado pediria por favor dar uma analisada no meu (CV ) muito obrigado, gostaria de saber para qual eamil poderia mandar ed.diasjr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Edson,
    Lembre-se que um bom CV é apenas o primeiro passo para se recolocar, é importante também entender o mercado onde se quer entrar. Algumas perguntas para você pensar: que posição específica você está buscando ? Existe demanda para ela ? Pense em algum profissional bem sucedido da área, qual é a formação e experiência dele ? Como se compara com a sua ?

    Espero ter ajudado, pode enviar seu CV para gustavo.loss@gmail.com que eu te dou um feedback.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ola Gustavo e Renato
    Parabens pela iniciativa.

    Muito boa esta materia,tenho certeza que vai ser muito útil para muita gente.

    Domingas

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo Covre Bastos7 de março de 2010 às 09:36

    Olá Gustavo!
    PArabéns pela iniciativa!

    Quanto ao curriculo em ingles..é importante lembrar que não basta apenas a tradução. Normalmente, as empresas americanas valorizam outro tipo de layout e informações do que estamos acostumados no mercado brasileiro!
    Acho que vale um post sobre isso!

    Abraço!

    Ronaldo

    ResponderExcluir
  5. Domingas, obrigado pelo feedback, continue divulgando o blog.

    Ronaldo, bom ponto, é importante entender o perfil da empresa e adaptar o CV para cada vaga que estamos nos candidatando.

    ResponderExcluir
  6. Gustavo, li e gostei do seu artigo, enviei para o email gustavo.loss@gmail.com, meu curriculo para que você possa visualizar, layout, conteúdo etc.
    meu nome é Roberto Martins resido e trabalho como consultor de informática em Vila Velha-ES.
    desde já agradeço.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Roberto,

    Gostei do seu histórico profissional e acho que o conteúdo do seu CV está interessante. Tenho algumas sugestões para melhorar a clareza, simplificar alguns pontos e melhorar o layout.

    Por exemplo, “Data de Nascimento: 13/06/1981 Estado Civil: Solteiro” pode ser substituído por “28 anos, solteiro”. Você passa o recado com mais clareza e em menos espaço. A informação de idioma está repetida em dois lugares. Corrigindo detalhes como este você consegue deixar seu CV com 1 página, o que é bom pois o que interessa é conteúdo e não quantidade.

    Vou te enviar uma mensagem pessoal com mais detalhes.

    Abraços,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  8. Vi seu blog por acaso e no 1º artigo jah me tornei sua fã. Depois envio meu currículo pro seu e-mail para receber suas dicas.

    Beijo, te admiro

    ResponderExcluir