sexta-feira, 19 de março de 2010

Você vai ter um chefe mais novo

*publicado também no HSM Update or Die

Li recentemente um artigo publicado no blog da HSM que falava sobre a tendência crescente de de termos líderes mais jovens que suas equipes. Acho que este é um tema bem relevante.

Quando formamos opinião sobre profissionais é comum misturar experiência com anos de trabalho, mas isso depende muito da postura da pessoa. Enquanto uns podem estar no mercado há 5 anos aprendendo e se desenvolvendo, outros aprendem somente durante o primeiro ano e ficam mais 9 fazendo a mesma coisa. Também confunde-se maturidade com anos de idade. Conheço jovens de 22 anos com atitude que geralmente encontramos em pessoas acima de 30. O risco aí é esta mesma pessoa quando chegar aos 30 anos achar que não precisa mais evoluir.

Eu já estive na situação de liderar pessoas mais velhas, e tenho certeza que em algum momento serei liderado por alguém mais novo. Um aprendizado importante é que não se pode ignorar o fato, fingir que é a situação mais normal do mundo e não tem problema nenhum. O chefe mais jovem deve encarar como um desafio adicional lidar com esta questão da idade/experiência, e por outro lado a equipe mais velha tem que dar um voto de confiança. Se houver arrogância em excesso de qualquer lado a relação fica muito prejudicada.

O chefe jovem deve ter a coragem de assumir que não sabe tudo (afinal ninguém sabe ...), pedir ajuda e utilizar a experiência dos mais velhos. Mas também tem que entender muito bem suas qualidades e deixar claro o que tem para contribuir com a equipe. Ninguém gosta do chefe que sabe tudo e faz tudo, mas também não é legal aquele que não sabe nada e não faz nada. Todo mundo tem que agregar valor e mostrar a que veio, inclusive o chefe, e especialmente se a equipe é mais experiente com grande tendência de questionar o jovem líder.

8 comentários:

  1. Fala the King,achei bacana e concordo bastante e acho que o bom senso tem que prevalecer seja o chefe jovem ou mais velho,afinal trabalhamos em equipe e nao em "Égoipe".
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho saudável e natural. A vantagem não está na idade mas na competência. Uma pitada de humildade também não é nada mal. Abraço,,,

    ResponderExcluir
  3. Chiquinho e Marcelo,

    Obrigado pelos comentários. Concordo com vocês que bom senso, espírito de equipe, competência e humildade são ingredientes chave para o sucesso dos líderes, jovens ou não.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza é saudável e natural...mas, no fundo, é uma situação que ninguem quer passar... por mais humildes que possamos ser não acredito que as pessoas encaram isso com normalidade logo no primeiro momento, ainda mais no mundo empresarial.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Loss,
    Gostei muito dos seus comentários...alías, parabéns pela iniciativa das discussões no Blog..
    Li alguns outros textos e temas que você colocou para discussão e gostei muito. Mostra sua maturidade, preparação e potencial.
    Um abraço, Max.

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo, bom ponto. Acho importante assumir que é uma situação desconfortável e daí partir para a solução, independente de qual lado se esteja. Se existe um problema não adianta fingir que ele não exista.

    Max, muito obrigado pelo feedback, significa muito para mim vindo de uma pessoa com a sua experiência.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Gustavo, sou chefe de uma equipe e sou a mais nova dentre eles. Tenho muitos problemas com um servidor que tem idade para ser meu pai, porém ele tem menos tempo de serviço público do que eu. É díficil lidar com pessoas que, por sua experiência de vida, pensam que sabem de tudo. Seu artigo me ajudou no sentido de saber que estou fazendo a coisa certa: sempre peço a opinião dele em determinadas ações. Mas, aparentemente, ele não aceita muito o fato de me ter como chefe. Não só pela minha idade (30), mas também porque sou mulher.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo comentário, fico feliz de poder ajudar. Eu já passei por situação similar onde um subordinado mais velho não me respeitava como chefe. Meu aprendizado é que devemos sim tentar reverter a situação, envolvê-los nas decisões, ter paciência, etc, mas devemos também estabelecer um limite. Se a pessoa realmente não estiver disposta a aceitar a liderança cabe uma conversa transparente e madura para entender o que está acontecendo e, no limite, ou vocês dois se acertam ou um dos dois terá que deixar a equipe.

    ResponderExcluir