segunda-feira, 22 de março de 2010

Com que roupa eu vou ?

Li um artigo interessante no site Minha Carreira sobre como se vestir para trabalhar. Imediatamente lembrei-me de um texto do Max Geringher onde ele falava sobre adaptação a cultura das empresas e que se aplica bem a este ponto. Trata-se se uma recomendação feita há 1.620 por Santo Ambrósio, bispo de Milão, a Santo Agostinho: "Em Roma, faça como os romanos".

Traduzindo para o nosso exemplo significa que você deve entender e SEGUIR as regras de vestimenta da sua empresa, tanto as oficiais quanto as "não escritas". Para isso o caminho é perguntar e observar, e no caso de ter muita disparidade de estilos procure mirar-se nas pessoas que são mais bem sucedidas e bem vistas na empresa.

O início de carreira ou o começo numa empresa não é um bom momento para questionar as regras de convivência. Quando você estiver mais estabelecido e tiver uma oportunidade para tal pode questionar algo caso te incomode muito. E lembre-se que também no caso do vestuário balanço é fundamental. Com certeza é péssimo para sua imagem estar mal vestido e descuidado, porém se a sua empresa adota traje informal e você que é estagiário acha o máximo ir com seu terno Armani, também não pega muito bem.

Um comentário:

  1. Acho que esse ponto se resume em tres recomendações:
    "As pessoas te tratam pela forma que você se veste".
    +
    "Em Roma, faça como os romanos"
    +
    "Cada macaco no seu galho"!

    Eu ja tomei um puxão de orelha de um ex chefe por causa disso. Primeiro emprego..inicio de carreira...esse tipo de feedback é bem importante!

    ResponderExcluir