terça-feira, 27 de abril de 2010

Desafios ...

*publicado originalmente no Minha Carreira

"Busco uma posição desafiadora ...", "Estou saindo da empresa porque aceitei um desafio em outra companhia ...". Fala-se muito em desafios hoje em dia, mas o termo está banalizado. Segundo o mini dicionário Houaiss, "desafio. (...) 4. tarefa difícil", entretanto, se estamos falando de algo que já sabemos como resolver, só que é complexo ou trabalhoso, não classifico como desafio porque falta um ingrediente chave, o RISCO.


Particularmente, prefiro a versão completa do Houaiss, "desafio. (...) 4. ato de incitar alguém para que faça algo, ger. além de suas possibilidades 5. situação ou grande problema a ser vencido ou superado (...)". Minha interpretação é que desafio se refere a alguma coisa que seja "acima das nossas capacidades provadas até agora, porém temos razão para acreditar que somos capazes de superar, embora exista uma chance real de falharmos".


Desafios têm muito valor no mundo dos negócios. E por que isto é importante? A primeira razão é que enquanto enfrentamos o desafio o ritmo de aprendizado é intenso. Você melhora seu auto-conhecimento descobrindo habilidades que não imaginava e limites que não conhecia. Tudo isso é um prato cheio para o desenvolvimento profissional. A outra razão é que com certeza novos desafios virão, então quanto mais preparado estiver, melhor.


Também é valorizado aquele profissional que falhou num desafio, mas depois deu a volta por cima, aceitou e superou novos desafios. Quem passou por isso sabe reconhecer e respeitar um grande problema, não hesita em pedir ajuda no meio do caminho em vez de tentar manter uma imagem de infalível e dono da verdade.


Mas é realmente necessário ir atrás dos tais desafios? Será que não dá para levar a carreira navegando somente em águas calmas, evitando grandes mudanças e dando cada passo com muita segurança? Até dá, mas desse jeito você não explorará todo seu potencial e vai limitar seu crescimento. Isto não é um problema se estiver alinhado com seus objetivos. O que não pode é querer chegar ao topo levando sempre uma vida fácil e tranquila. Como diz o Evandro Mesquita "Todo mundo quer ir pro céu. Mas ninguém quer morrer."


A medida correta dos riscos a serem assumidos é uma decisão pessoal, mas vale ressaltar dois pontos importantes. Primeiro que não se pode viver o tempo todo enfrentando desafios. Da mesma forma que fazemos ao frequentar uma academia, também em nossa carreira devemos alternar os momentos de stress com intervalos de descanso para assimilarmos a evolução. E o segundo é que antes de aceitar o desafio deve-se analisar friamente se existe chance real de sucesso. Imagine que você tenha uma carreira sólida de 15 anos, dois filhos para criar e uma pequena reserva financeira. Se decidir de uma hora para outra largar tudo e ter seu negócio próprio numa área completamente diferente sem nenhum planejamento ou experiência prévia, isto não é um desafio, é loucura. Para cada milionário sorridente na capa da revista existem dezenas de outros frustrados tentando recuperar a vida que tinham. Encontre o balanço correto entre risco e recompensa de acordo com seus objetivos e momento de vida e boa sorte!


2 comentários:

  1. Fala Loss, bom texto! Falando em risco, recebi a dica de um livro sobre o assunto - Against the Gods: The Remarkable Story of Risk. Encomendei no amazon, qdo tiver tempo vou ler e te passo se é bom. Abraço!

    http://www.amazon.co.uk/gp/product/0471295639/ref=ord_cart_shr?ie=UTF8&m=A3P5ROKL5A1OLE

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo feedback e pela dica do livro Cláudio! Nos vemos em breve no Chile. Abraços.

    ResponderExcluir